Le Morne Brabant
A paisagem cultural de Le Morne Brabant foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em julho de 2008. É uma das montanhas mais bonitas das Ilhas Maurício.
Tem uma altura de 556 metros e fica a sudoeste da ilha. Morfologicamente, também é de especial interesse, já que toda a montanha é uma única rocha basáltica.
Símbolo do passado
Além de por sua preciosa silhueta, a montanha também é famosa por seu passado. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi utilizada como refúgio pelos escravos fugidos, conhecidos como cimarrones (em francês, “les marrons”).
Aproveitando as encostas mais íngremes e arborizadas de Le Morne, os cimarrones foram criando diversos assentamentos ao longo da montanha, tanto nas cavernas quanto no cume.
Hoje, a montanha representa o sofrimento dos milhares de escravos que habitaram as Ilhas Maurício; por esse motivo, chegou a ser conhecida como “la République de les Marrons”.
Quando, em 1835, aboliu-se a escravidão, a polícia foi à montanha para comunicar os escravos. Muitos deles, sem entender o que lhes queriam dizer, se suicidaram precipitando-se ao vazio.
Subir ao cume
Se você prefere montanha a praia, pode encontrar excursões que vão à metade da montanha e ao cume. A não ser que você queira subir apenas os primeiros 250 metros, não recomendamos ir por conta própria.
Lugares próximos
Terra das Sete Cores de Chamarel (5.4 km) Destilaria de Rum de Chamarel (8.3 km) Parque Nacional de Black River Gorges (13.8 km) Grand Bassin (18.2 km) Trou aux Cerfs (24.9 km)